Escrito por app-thermal

A ZØR Desenvolveu uma Manta Térmica que Ajuda as Empresas a Assegurar a Temperatura dos Produtos, Reduzindo a Sua Pegada Ecológica, Incentivando a Uma Maior Responsabilidade Social

A ZØR desenvolveu a e-Kool Smart Cover PCM, uma manta térmica multi-alturas com PCM’s – Phase Change Materials (são materiais de mudança de fase, que acumulam energia durante a congelação e libertam energia durante a fase de descongelação) impregnados que mantém uma gama de temperatura de -12ºC a -21ºC / 0 a 2ºC / 2 a 8ºC e 15 a 25ºC por vários períodos e apresenta um desempenho térmico muito superior à de uma manta convencional. Particularmente, esta manta conta com um revestimento isotérmico de 4 camadas de materiais distintos e interior impregnado. A manta conta ainda com um sistema de monitorização incorporado que permite controlar a temperatura e a geo-localização em vários pontos dos envios.

A combinação dos PCM com o isolamento em thinsulate e outros materiais cria uma solução reutilizável para envios de grandes volumes. Esta combinação torna a solução estável e eficaz em perfis térmicos extremos característicos nos cross-dockings (escalas de avião entre ambiente controlado e câmaras de frio).

A e-Kool Smart Cover PCM foi desenvolvida para absorver e libertar calor, mantendo o ponto de conservação dos produtos a transportar, de forma a poder fazer dupla proteção quando os produtos são muito sensíveis. A grande vantagem é um aumento significativo de litros a transportar numa solução que não ultrapassa os 35 Kg e pode proteger volumes superiores a 1000L. Adicionalmente, esta solução foi delineada para que seja possível fazer a logística inversa e e ser novamente reutilizada, ao contrário dos sistemas normais que, para transportarem os mesmos volumes, pesam mais de 200kg – o que inviabiliza a logística inversa por avião.

A manta permite inércias térmicas no produto em função da variação dos perfis térmicos. Por outras palavras, num avião em temperatura controlada, num período até cerca de 15 horas, não existe qualquer alteração nas condições de transporte do produto. Se pensarmos que só na Europa, voamos em menos de 5 horas para a maior parte dos locais, isto mostra claramente o benefício real que esta solução pode trazer.

Uma das vantagens é sem dúvida a sua versatilidade, visto que foi projetada para manter a temperatura controlada dos produtos termossensíveis durante o transporte aéreo, marítimo e terrestre. Adicionalmente, a estrutura da manta foi desenhada em duas partes que permitem ajustar a altura ao tamanho da palete, sendo assim uma manta multi-alturas (dos 1200 aos 1800 mm de altura).

Comparando a caixas tradicionais de frio passivo, com esta solução conseguiu-se uma redução significativa de cerca de 70% do peso, uma otimização do volume útil em quase 50% e uma montagem sensivelmente 5x mais rápida.

Com a e-Kool Smart Cover PCM, devido ao seu peso e à facilidade de manuseamento e armazenamento, podemos recolher entre 3 e 6 unidades, não excedendo os 200kg. Nos sistemas tradicionais, a recolha desses sistemas nunca se conseguiria por menos de 1000kg, o que inviabiliza economicamente esse tipo de recolhas.

A e-Kool Smart Cover PCM foi qualificada de modo a que possa funcionar em diferentes perfis sem o produto sofrer alterações. Por exemplo, no caso de uma vacina (que não pode congelar) podemos colocar a mesma numa câmara de frio, pois estaremos a usar um PCM de 4ºC que durante um largo período de tempo não descerá dos 2ºC.

Concebida fundamentalmente para a indústria farmacêutica, poderá ser utilizada por todos os produtos que sejam sensíveis à temperatura. (sectores Hospitalar, Alimentar, Químico, Electrónico…)

Com esta inovação podemos enviar cerca de 1000l através de um sistema muito leve e de fácil reutilização. Essa combinação de materiais permite bons resultados operacionais e com bastante estabilidade térmica.

A natureza inovadora do projeto subjacente ao desenvolvimento da manta originou um processo de registo de patente, que está atualmente em andamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *